Sonhos são Pensamentos Noturnos



CONFIRA UMA PRÉVIA DO LIVRO

Acessar prévia



A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS NA OBRA DE FREUD, 1895 A 1938.

Os pensamentos normais ocorrem dentro da estrutura do Ego, onde a ligação da energia psíquica possibilita os denominados “processos secundários”, no estado de vigília.

Ocorre que, todas as noites, esta estrutura é abandonada, para que possamos dormir durante aproximadamente 8 horas, em um período correspondente a, em torno de, um terço das nossas vidas. Nesta imensidão de tempo (em 80 anos de vida, passamos por volta de 27 anos dormindo...) ocorrem, todas as noites, de quatro a seis sonhos, que não chegam a ser registrados na Consciência, e/ou são sumariamente esquecidos (deletados) para sempre, em 99,9% das vezes.

Estes 0,01% restantes dos sonhos foram estudados por Freud, e também foram estudados em nossos doze livros sobre os sonhos na Obra de Freud.

Este trabalho mostrou que todos os sonhos são pensamentos regredidos ao processo mental primário, tratando sempre dos mesmos temas: sexualidade, destrutibilidade, narcisismo, onipotência infantil, sentimentos de amor, de dependência, de ódio, de raiva, de impulsividade anti-social…

As mais arraigadas convicções, revoltas e esperanças são expressas assim, deste modo, através da produção de sonhos. É neste universo que vamos começar a mergulhar, a partir deste nosso primeiro livro. E, deste modo, vamos aprimorar nosso autoconhecimento, a partir do aprofundamento da nossa familiaridade com os nossos pensamentos noturnos...